Ama artesanato, mas não sabe por onde começar?
É extremamente comum uma pessoa dizer que ama artesanato, mas não tem talento ou dom para nenhum trabalho manual. Na verdade, essa pessoa precisa apenas de um empurrãozinho...
Jô Reflora
3/20/20242 min read


Raro é o dia em que trabalho em feira de artesanato e não encontro alguém que diz que ama artesanato, mas não tem "o dom". Nunca tive a oportunidade e tempo de explicar meu ponto de vista ao ponto de pelo menos levar a pessoa a refletir, até tentei, mas é complicado. Geralmente essas afirmações se baseiam em argumentos relacionados à falta de tempo e até à idade da pessoa.
Eu acho frustrante quando ouço essas pessoas. Eu queria muito que ao invés de se apoiarem à crença da tal falta de dom, me perguntassem como começar; e é respondendo essa pergunta que eu escrevo esse artigo, na esperança que alguém o leia e veja sentido:
Comece voltando no tempo. Volte a ser criança, só que dessa vez, você não precisa pedir para um adulto comprar aquele material colorido dos sonhos que você gostaria de ter tido, seja você a sua criança e o seu adulto. Já exercite esse relacionamento entre os dois.
Se você não tem noção nenhuma de material, sua criança tem; ela vai se basear nos materiais usados na escola e vai ser uma boa referência para começar.
Se ela gosta de massinha, que tal biscuit?
Se ela gosta de desenho... lápis de cor! Quem sabe os lápis aquareláveis para ampliar as possibilidades?
Se ela gosta de tinta, um estojo de aquarela escolar ou tinta PVA com papéis de maior gramatura.
O MDF e as tintas PVA e acrílicas são ótimas portas de entrada para o artesanato! Você pode começar com uma caixinha simples ou com uma placa de MDF para pintar uma mandala.
Estamos vivendo uma época muito boa em que o conhecimento está muito mais fácil de alcançar através de uma vídeo aula, um e-book. É tempo de os curiosos se esbaldarem, aprenderem como se faz diferentes coisas, como os materiais se comportam em diferentes usos. No seu tempo, com paciência e persistência, você pode acessar conteúdos que te ensinem a fazer diferentes coisas, quem perseverar terá garantia de sucesso.
Além das redes sociais que nos permitem encontrar pessoas com interesses parecidos para trocar ideias, sugestões e aprender muito no famoso estilo DIY ou Faça Você Mesmo.
O artesanato pode ter inúmeras funções como profissional, histórica, cultural, hobby e até terapia. Se você gosta de artesanato e teima em dizer que não tem o dom, faça pelo prazer apenas! Depois de um tempo perceberá que muitas vezes nós chamamos de dom o que na verdade foi persistência, suor, uma coleção de erros e muitos calos nos dedos.
Construa uma peça qualquer, apenas pelo processo da construção, sem se preocupar com a estética, com os julgamentos, se vão gostar, se vão tirar sarro... faça por você!
A arte e o artesanato é uma ferramenta de expressão, mesmo que você não mostre a ninguém. Quando construímos uma peça artesanal, seja ela qual for, nós nos entregamos ao processo dessa construção, auxiliando no foco, no desenvolvimento da criatividade, da expressão, na auto realização e auto reconhecimento.
Então, em resumo, chame a sua criança para pintar um desenho e deixe a vontade de fazer mais fluir!
Jô Reflora